UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇAO - CEDUC
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação
PROF.ª: TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE
ACADÊMICO(A):NILNARA SOARES DA CRUZ
Tiraden TIRADENTES: QUEM FOI E QUAL SUA IMPORTANCIA POLITICA?
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
sta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
Para o desenvolvimento desta competência objetiva-se propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:- Saber por que se comemora o dia de "Tiradentes" em 21 de abril;
- Conhecer a história do líder político conhecido como Tiradentes;
- Entender o movimento conhecido como Inconfidência Mineira.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os estudantes devem ter conhecimentos sobre a história política da formação do território brasileiro.
Estratégias e recursos da aula
Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os
alunos a compreenderem o significado histórico do feriado de "21 de
abril", data em que se comemora o dia de "Tiradentes". Por meio da
observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise,
espera-se que as atividades propostas promovam a construção de
conhecimentos significativos sobre as a relevância política do líder
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um mártir da Inconfidência
Mineira.
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